Freguesia de Moreira



FREQUESIA DE MOREIRA

Moreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Nelas, com 3,78 km² de área e 707 habitantes (2001). Densidade: 187,0 hab/km².




O impulso demográfico inicial desta freguesia deu-se no povoamento da reconquista do século XI, sob a orientação do Conde Sisnado. À vila dá-se o nome de Moreira devido à denominação antigamente dada à árvore que existia aí em grande número e que actualmente se denomina por amoreira, antes muito vulgar no nosso território.

A freguesia de Moreira é composta por três lugares: Moreira de Cima, onde se situa a sua sede, Moreira de Baixo e Pisão. No entanto, o Censo de 1527 faz referência apenas a duas localidades de Moreira, uma pertencente ao Concelho de Senhorim, Moreira de Cima ou de Susaa e outra, Moreira de Baixa ou Jusaa, pertencente ao pequeno concelho de Aguieira, que outrora possuiu o nome de Villa Nova das Amoreiras. Ambos os Concelhos parecem ter percorrido toda a Idade Média, ligados à paróquia de Santar.

Motivos de orgulho desta freguesia são os filhos da terra, Manuel Pires de Azevedo Loureiro e António Pires de Azevedo Loureiro, figuras de destaque eclesiasticamente, tendo sido ambos bispos de Beja, que estiveram envolvidos no cisma religiosos de 1832-1842.